A Desciclopédia surgiu em 2005, criada por um grupo de usuários do site de humor Kibe Loco. O objetivo era criar uma enciclopédia que trazia informações de forma engraçada e bem-humorada, sem se preocupar com a veracidade dos dados. Com o tempo, o site ganhou destaque na internet, tornando-se uma referência no mundo do humor online.

No entanto, nem tudo foram flores para a Desciclopédia. Em 2007, o Tribunal Superior Eleitoral exigiu a retirada de alguns artigos do site que faziam referência a alguns candidatos à eleição daquele ano. O fato gerou polêmica e críticas por parte de diversos usuários e dos próprios fundadores do site.

Outro episódio que gerou controvérsia aconteceu em 2010, quando a plataforma foi acusada de divulgar imagens pornográficas de menores de idade. Após a denúncia, a Desciclopédia foi retirada do ar pelo Ministério Público Federal, mas conseguiu voltar graças a uma liminar obtida na Justiça.

Mais recentemente, em 2020, a plataforma foi alvo de críticas por parte de alguns usuários que a acusaram de promover conteúdo racista e machista. Em resposta, a administração da Desciclopédia afirmou que esses tipos de artigos são retirados sempre que são identificados e que o objetivo do site é fazer humor, não promover preconceitos.

Apesar de todas essas crises, a Desciclopédia segue sendo uma das maiores e mais populares enciclopédias de humor do Brasil, com milhares de artigos e um grande número de usuários ativos. O site segue sendo atualizado constantemente por uma comunidade de colaboradores que se dedica a criar conteúdo irreverente e divertido para os leitores.

Em resumo, a Desciclopédia é uma plataforma que representa uma forma diferente e irreverente de se obter informações sobre os mais variados temas. Embora já tenha enfrentado diversas críticas e até mesmo censura, o site segue firme em seu propósito de fazer humor e divertir os usuários que o acessam diariamente.